quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Aulas teóricas




Bem....nestas aulas teóricas conseguimos entender o quanto as tecnologias são importnates e fundamentais para a prática educativa!!!


É na escola que o aluno enquanto ser social compreende o seu papel de cidadão , começa a integrar-se à sociedade e á sua cultura, deve ser nela também, que ele começa a perceber o mundo, os valores e a sua forma de actuação neste tecido social..
A geração de jovens que está hoje diante de nós, é a geração do “ciberespaço” - da televisão, dos vídeo-jogos, dos jogos, do computador. Uma geração com uma nova identidade, que baseia-se principalmente na fragmentação de informações.
É de fundamental importância construir actualmente, um ensino que seja ligado à vida social dos alunos, inerente ao seu tempo , incorporando ao processo de ensino-aprendizagem a Tecnologia Educativa!!!!!!


No meu ponto de vista, é preciso que o aluno seja na sala de aula, criativo , participativo, motivado a ir além do que já conhece, a interagir no mundo que o cerca e, nada mais adequado para isso, do que a integração das tecnologias educativas no ensino- aprendizagem.





II Capítulo " Tecnologias"


Chegámos a um momento em que a tecnologia avança à "velocidade da luz", quase não conseguimos acompanhar esta "revolução digital". Por um lado temos os ciberutópicos que louvam/elogiam os milagres da era digital, por outro lado temos os cibercríticos que advertem-nos para os perigos digitais!!!

De facto, se reflectirmos sobre isto, chegámos à conclusão que ambos os lados estão certos, visto que por um lado a tecnologia fornece-nos oportunidades que melhoram e facilitam o nosso dia-a-dia, por outro as desvantagens são algumas quer por ser dispendioso, ocupa e quebra o ambiente familiar entre outras.........
Os computadores, na realidade dos dias de hoje, facilitam bastantes os estudantes, em primeiro lugar porque a aprendizagem é mais bem sucessida quando a participação é empenhada e voluntária, e em segundo o computador dá a oportunidade de exprimentarem e de se empenharem em obter boas notas através de bons conehecimentos!!!
Importa ainda valorizar as abordagens informais e experimentais das tecnologias de informação e comunicação, hoje potenciadas com o uso da Internet, reconhecendo que a contribuição real dos meios de comunicação digitais para a educação é a flexibilidade que pode permitir a cada indivíduo encontrar trajectos pessoais para aprender!

domingo, 7 de outubro de 2007

I Capítulo "Gerações"

Desde o seu aparecimento até aos dias de hoje, por todo o mundo existem milhões de crianças "dependentes" do computador! A sua presença veio modificar a vida de milhões de familias.
Apesar de ser um grande instrumento de trabalho, de divertimento, de comunicação, apresenta também perigos para a "saúde" das crianças, pois existe um conjunto de factores, tais como: os jogos, a internet que podem influenciar negativamente as crianças.
Mas também existem aquelas crianças que os pais não têm posses monetárias para terem um computador em casa, ora o único meio de "Comunicação" entre aquelas crianças e o computador, dá-se na escola, mas também exitem escolas sem computador. Como é que estas crianças têm acesso ao computador? A resposta mais óbvia pode ser em casa dos amigos.
Mas hoje em dia as crianças que não sabem "mexer" em computadores são quase "marginalizadas".
Ao longo de várias gerações, as sociedades evoluíram nas formas de se relacionares com as crianças.
Em suma, "a contribuição real dos meios de comunicação digitais para a educação é a flexibilidade que pode permitir a cada individuo encontrar trajectos pessoais para aprender" (papert, pp39)

Início do Ano lectivo 2007/2008

Bem.... mais um ano que se inicia!!!!! Novas disciplinas, novos colegas, novos professores!!!!!
O que nos foi pedido na disciplina de Tecnologias Educativas (parte prática), foi a elaboração/continuação do blogue, e escrever lá a reflexão de cada capítulo do livro de Seymour Papert "Família em rede".