domingo, 23 de dezembro de 2007

Computador VS Educação






Na educação o computador tem sido utilizado tanto para ensinar sobre computação (ensino de
computação), assim como para ensinar praticamente qualquer assunto (ensino através do computador). No ensino de computação o computador é usado como objecto de estudo, ou seja, o aluno usa o computador para adquirir conceitos computacionais, como princípios de funcionamento do computador, noções de programação e implicações sociais do computador na sociedade. O ensino pelo computador implica que o aluno, através da máquina, possa adquirir conceitos sobre praticamente qualquer domínio.
Quando o computador ensina o aluno, o computador assume o papel de máquina de ensinar e a
abordagem educacional é a instrução auxiliada por computador. Essa abordagem tem as suas raízes nos métodos de instrução programada tradicionais porém, em vez do papel ou do livro, é usado o computador. Os software que implementam essa abordagem podem ser divididos em duas categorias:tutoriais e exercício/prática. Um outro tipo de software que ensina é dos jogos educacionais e a simulação. Nesse caso, a pedagogia utilizada é a exploração autodirigida em vez da instrução explícita e directa (VALENTE, 1998)
A mudança da função do computador como meio educacional acontece juntamente com um
questionamento da função da escola e do papel do professor. A verdadeira função do aparato
educacional não deve ser a de ensinar mas sim a de criar condições de aprendizagem.
Isto significa que o professor deve deixar de ser o transmissor do conhecimento (o computador pode fazer isto e o faz muito mais eficientemente do que o professor), e passa a ser o criador de ambientes de aprendizagem e o facilitador do processo de desenvolvimento intelectual do aluno. As novas tendências do uso do computador na educação mostram que ele pode ser um importante aliado neste processo!!!
Entretanto, é importante lembrar que estas diferentes modalidades do uso do computador na
educação vão continuar a coexistir. Não se trata de uma substituir a outra, como não aconteceu com a introdução de outras tantas tecnologias na nossa sociedade. O importante é compreender que cada uma destas modalidades apresenta caraterísticas próprias, vantagens e desvantagens. Ou seja, estas características devem ser explicitadas e discutidas de modo que as diferentes modalidades possam ser usadas nas situações de ensino-aprendizadoem que mais se adequam.

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