quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Aprendizagem


Aprendizagem/Internet



Uma das grandes preocupações a nível educativo, são exactamente os softwares educativos que parcialmente mostram que são infalíveis na aprendizagem para crianças. Estes produtos são relativamente baratos e facilmente encontrados no mercado, logo são produtos altamente chamativos o queos leva a serem facilmente coprados e adquiridos pelos pais das crianças.
As crianças da era digital já nascem com uma pré-disposição para lidar com as máquinas. Com apenas dois ou três anos de idade já demonstram habilidades para lidar com o computador!!
Com relação aos jogos Piaget (1998) acredita que o jogo é essencial a vida da criança. Em suas pesquisas ele dividiu o desenvolvimento infantil em estágios. A cada estágio a criança interage com o meio ( meio para Piaget corresponde a tudo- natureza objetos construídos pelo homem, idéias, valores, relações humanas, ou seja, História e cultura) e dessa interação efetua-se uma evolução mental. Para ele o jogo constitui-se numa expressão e condição para o desenvolvimento infantil, já que as crianças quando jogam assimilam e podem transformar a realidade.
Mas é ainda ter-se em atenção os grandes perigos que a Internet "esconde" é que a maioria das crianças e adolescentes que acedem à internet fazem-no para contactar com outros utilizadores, pelo que as áreas de contacto que estes frequentam são chats, fóruns, serviços de mensagem, sites de música, filmes e jogos. Pela sua natureza curiosa e ingénua, muitas vezes durante estes contactos as crianças, livremente ou por aliciamento de terceiros, revelam dados pessoais não se apercebendo dos perigos inerentes. Mais grave se torna a situação quando o contacto virtual dá origem a encontros pessoais com desconhecidos.

Sem comentários: