domingo, 23 de dezembro de 2007

A Escola e os Pais



A família reflecte os problemas da sociedade bem como a presença ou ausência de valores nos diversos contextos humanos (escola, grupo de pares, associações)...
Normalmente dentro de uma sala existem dois grupos distintos: o grupo de alunos e alunas que apresentam bom desempenho e o grupo dos que apresentam fraco desempenho escolar.
Alguns pontos interessantes são a forma com que os professores conceituam as alunas e alunos com bom e fraco desempenho, que demonstram como as prioridades na avaliação se estão modificando, em qualquer um dos estudos realiazados, os professores mostram toda a sua compreensão e afectividade em relação aos estudantes. O perfil de um aluno com bom desempenho escolar, ou aluna, pois em geral a maioria dos professores refere-se às raparigas como representantes deste grupo, é aquele que tem: “mais facilidade de aprendizagem.” “ ...é o aluno que consegue seguir em frente no conteúdo, aquele que tem um bom entendimento e tem uma base para poder avançar”. “Elas são interessadas, são motivadas e quando não entendem perguntam. Procuram fazer os exercícios, procuram ajudar os colegas.” “Elas mantêm um bom nível de atenção em sala de aula durante as aulas. Eu acredito que essas crianças mantêm essa qualidade em sala de aula devido à motivação que vem de casa. [Os motivos do bom desempenho estão] na educação delas de casa e na preocupação dos pais em relação ao desempenho delas, do crescimento pessoal delas.
Os alunos indicados e observados como tendo fraco desempenho escolar são todos do sexo masculino, geralmente são agitados, conversam muito, tentam chamar a atenção com atitudes negativas, não conseguem avançar, já repetiram o ano no mínimo duas vezes, estão com idade acima da média da turma, apresentam problemas com os pais. Além disso, dificilmente alguém da família comparece à escola para saber de seu desempenho ou comportamento. “São alunos que destoam da turma, são crianças muito agitaas, não param quietos, estão sempre a conversar, “São de famílias que têm consciência da importância do estudo, porém não têm uma base também de experiências de sociedade, assim, digamos da importância real da escola.
Então elas incentivam bastante os filhos, mas ao mesmo tempo não conseguem contribuir com conhecimentos básicos, que possam motivar mais os alunos e despertar mais interesse neles, então fica só por parte dos professores essa ... missão.”
A partir dessa vivência de pesquisa, pode-se perceber que no ambiente escolar existem dois tipos de famílias: aquelas que demonstram interesse pela vida escolar de seus filhos e filhas, integrando-se ao processo educacional e participando activamente nas atividades da escola, sempre que possível, e aquelas que consideram que sua participação é dispensável ou inadequada e preferem simplesmente omitir-se do processo escolar.
Estas comunicações entre família e escola deveriam ser mais estudadas, porque estas duas "instituições" precisam uma da outra. A interação entre família e escola não deveria ser reduzida apenas a reuniões formais e contactos rápidos, mas devreis sim ocorrer regularmente momentos de maior intercâmbio nos quais as famílias pudessem efectivamente participar no quotidiano da escola.
É ainda importante salientar que, o fracasso ou o sucesso escolar de cada um é influenciado por diversos factores, sendo o envolvimento da família com a escola apenas um deles, pois também contam a cultura familiar, as oportunidades vividas por estes alunos e alunas. As expectativas dos pais em relação ao futuro, são factores que podem cooperar ou não para que estas crianças e adolescentes estejam motivadas para um bom desempenho escolar. É provável que uma investigação da história de vida escolar dos pais e mães destes alunos e alunas aponte os factores relacionados com o tipo de relação que esta família desenvolve com a escola e a origem dessas expectativas. Ao que tudo indica, a única forma de super esta situação inquietante na qual se encontra a educação pública actualmente seria aproximar a escola das necessidades das famílias, e da sua cultura e dos processos construtivos presentes no desenvolvimento da criança. Consequentemente, é imprescindível que pais e mães estejam em sintonia com a vivência escolar e social de seus filhos e filhas, pois esta integração tende a enriquecer e facilitar o desempenho escolar da criança. Portanto, é necessário que se habituem a participar na vida escolar dos seus filhos. Ou seja, é fundamental que a família e a escola caminhem juntas, sendo que cada uma das partes deve ser preservada com as suas próprias características.

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